Capital Humano, Fator Diferencial para o Sucesso de Nossas Organizações

por Waldecy Alberto Miran

(1ª fase)

O autor, Waldecy Alberto Miranda, ocupante da Cadeira 15, “Roberto Mange”, é psicólogo e pedagogo pela USP (Universidade de São Paulo). Em todo o seu desenvolvimento profissional, a valorização do potencial humano tem sido considerada meta principal para o sucesso das organizações. Isto é, o de proporcionar às pessoas, com qualidades e motivação, sejam elas carentes culturais, com necessidades especiais, pertencentes a etnias minoritárias ou com quaisquer condições de serem discriminadas, positivo crescimento, efetivo desenvolvimento no trabalho, ascensão na hierarquia organizacional e, além disso, oportunidades de inclusão socioeducacional.

Esse princípio, para ele, um ideal de vida, tem sido formalmente posto em prática desde os anos 60, primeiros tempos de sua vida profissional, como pioneiro na seleção e formação de mão-de-obra nas ferrovias paulistas, na Light Serviços de Eletricidade S.A., na Divisão de Recrutamento e Seleção junto à empresa Mercedes-Benz do Brasil e, posteriormente, na assessoria e implantação de serviços de avaliação, treinamento e orientação de carreira de todo o pessoal das organizações, sejam elas públicas ou privadas. Complementase a sua atuação, dentro desse enfoque, a docência universitária, função que exerceu durante dez anos em uma universidade de prestígio no País.

Princípio que também o norteou e o tem norteado nas responsabilidades profissionais em favor da comunidade dos psicólogos, ocupando cargos de liderança nas associações de classe, como também na Academia Paulista de Psicologia, sendo colaborador relevante na administração econômica e na realização de eventos solenes e culturais.