O Legado da Psicologia para o Desenvolvimento Humano - uma realidade

Introdução (2ª fase)

A Academia Paulista de Psicologia, fundada em 1979, a exemplo de outras congêneres, como as dedicadas às Letras, à História ou à Educação reúne 40 especialistas, eleitos por terem se destacado pelas contribuições à Psicologia como pesquisadores, professores, autores de obras de reconhecido valor ou no exercício profissional. São especialistas provindos principalmente da Universidade de São Paulo, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, da Universidade Mackenzie e da Universidade Estadual Paulista.

A Academia publica, com periodicidade semestral, uma revista denominada “Boletim Academia Paulista de Psicologia”, que já se encontra no número 78 e abriga artigos dos Acadêmicos, bem como contribuições significativas de outros psicólogos.

Entre as múltiplas atividades desta Academia, destaca-se a instituição de um prêmio denominado “Prêmio Academia Paulista de Psicologia”, outorgado a cada três anos a autores de produções inéditas e relevantes no campo da Psicologia, selecionados mediante concurso aberto aos interessados. Instituído em 1989, esse prêmio já foi outorgado oito vezes, como estímulo e reconhecimento àqueles que produzem importantes trabalhos nesse campo do saber.

Assim sendo, um dos principais objetivos desta Academia é o de resgatar e preservar a memória da Psicologia em nosso meio, pelas contribuições dos 40 Acadêmicos que compõem o conjunto dos membros titulares, destacados especialistas em diversas áreas da ciência psicológica, bem como pelas contribuições relevantes de colaboradores que, igualmente, se dedicam a essa ciência.