"O legado da psicologia para o desenvolvimento humano"

(DVD)

A Academia Paulista de Psicologia, fundada em 1979, a exemplo de outras congêneres, como as dedicadas às Letras, à História ou à Educação reúne 40 especialistas, eleitos por terem se destacado pelas contribuições à Psicologia como pesquisadores, professores, autores de obras de reconhecido valor ou no exercício profissional. São especialistas provindos principalmente da Universidade de São Paulo, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, da Universidade Mackenzie e da Universidade Estadual Paulista.

A Academia publica, com periodicidade semestral, uma revista denominada “Boletim Academia Paulista de Psicologia”, que já se encontra no número 78 e abriga artigos dos Acadêmicos, bem como contribuições significativas de outros psicólogos.

Entre as múltiplas atividades desta Academia, destaca-se a instituição de um prêmio denominado “Prêmio Academia Paulista de Psicologia”, outorgado a cada três anos a autores de produções inéditas e relevantes no campo da Psicologia, selecionados mediante concurso aberto aos interessados. Instituído em 1989, esse prêmio já foi outorgado oito vezes, como estímulo e reconhecimento àqueles que produzem importantes trabalhos nesse campo do saber.

Assim sendo, um dos principais objetivos desta Academia é o de resgatar e preservar a memória da Psicologia em nosso meio, pelas contribuições dos 40 Acadêmicos que compõem o conjunto dos membros titulares, destacados especialistas em diversas áreas da ciência psicológica, bem como pelas contribuições relevantes de colaboradores que, igualmente, se dedicam a essa ciência.

O projeto contempla precisamente esse objetivo e consiste nos depoimentos sobre a vida e principais aspectos da obra de dez Acadêmicos, mediante gravações em DVDs, cujo conteúdo, revisto e complementado, é apresentado neste livro.

O propósito básico deste trabalho é o de colocar à disposição dos interessados, de forma condensada em um rápido depoimento, as principais contribuições científicas de cada participante na respectiva especialidade, atividades que, certamente, justificaram sua eleição para ocupar uma das Cadeiras deste sodalício.

Na Primeira Fase deste projeto, publicada pela Academia no ano de 2006, foram realizados os depoimentos de nove Acadêmicos.

Na Segunda Fase, publicada em 2010, outros dez Acadêmicos apresentam os respectivos depoimentos, em cada caso, um resumo das principais contribuições do depoente e respectiva bibliografia. Cada contribuição recebeu um título que é uma indicação sobre o conteúdo do depoimento.

O material ficará disponível aqui em nosso site, bem como em nosso canal do Youtube (https://www.youtube.com/academiapaulistadepsicologia) para consulta dos interessados.



1 ª fase


  1. Psicologia, Educação, Recursos Humanos e Mídia - Samuel Pfromm Netto

  2. Símbolo e Corporalidade no Desenvolvimento da Identidade Nacional - Vera Barros de Oliveira

  3. Psicologia, Cultura e Telemática - Carlos Rolim Affonso

  4. Capital Humano, Fator Diferencial para o Sucesso de Nossas Organizações - Waldecy Alberto Miran

  5. O Brinquedo na Cultura Brasileira - Edda Bomtempo


2 ª fase

  1. Introdução - 2ª fase

  2. Apresentação do Presidente Arrigo Leonardo Angelini

  3. Jogar para Aprender a Pensar e se Relacionar Lino de Macedo

  4. Uma Trajetória de Vida com a Avaliação Psicológica Eda Marconi Custódio

  5. Da Psicologia Hospitalar à Psicoterapia Familiar - Mathilde Neder

  6. Neuropsicologia Mente e Cérebro: uma relação contínua - Elsa Lima Gonçalves Antunha

  7. Tendências Contemporâneas em Gestão de Pessoas - Roberto Kanaane

  8. Desenvolvendo no Brasil a Psicossíntese - Marina Pereira Rojas Boccalandro

  9. Explorando o Comportamento Animal - César Ades

  10. O Desenvolvimento Psicológico na sua Interface com as Neurociências - Ceres Alves de Araújo

  11. Contribuição Pessoal para uma Perspectiva Psicológica da Fenomenologia - Yolanda Cintrão Forghie